quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"FERMENTANDO", uma ferramenta de evangelização

Estamos mais uma vez caminhando, e em nossas mãos mais uma edição do informativo paroquial "FERMENTANDO", um instrumento prático e acessível, que possibilita um olhar sobre as atividades de nossa paróquia. 

Uma ferramenta de evangelização que nos mantém informados sobre tudo o que aconteceu e acontecerá, não para privilegiar ninguém, mas para registrar e valorizar as diferentes iniciativas de nossas comunidades.

A distribuição da edição nº 94 ,será feita após as Missas na Matriz neste fim de semana, na secretaria paroquial e pelas lideranças das comunidades.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SORTEIO DA BICICLETA

Na última terça - feira 27/08/2013, foi sorteada a Bicicleta 
da rifa que teve como objetivo ajudar nos custos da viagem 
dos jovens de nossa paróquia para a JMJ de 2013.

Bilhete sorteado: Nº 1721
Ganhador: Vitor Felipe - Bairro Rosário


A entrega do prêmio ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/08), na qual o coordenador do grupo Jovens Unidos Pela Esperança - JUPE, Fabrício Castro, fez a entrega do prêmio ao senhor Sebastião, pai do ganhador Vitor Felipe.

ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE




Acontecerá no dias 30, 31 de agosto e 1 setembro a Assembleia Regional da Pastoral da Juventude, na cidade de Ponte Nova, sendo acolhida pela Paróquia de São Sebastião.

Iluminados pela Campanha da Fraternidade deste ano, o tema deste encontro será: “Eis me aqui, envia me Senhor” (Is 6,8) , sendo seu principal objetivo capacitar os coordenadores de grupos de bases da PJ e recompor a Equipe Regional.

A Assembleia contará com a participação de aproximadamente 60 jovens que são oriundos das três foranias da Região Leste, sendo elas: Forania de Abre Campo, Forania de Ponte Nova e Forania de Viçosa.

Ariel Oliveira
Equipe Regional - PJ Mariana Leste

09 ANOS DE VIDA SACERDOTAL

Atualmente exerce o sacerdócio na Paróquia de São Sebastião e é  diretor da Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, ambas na cidade de Barbacena, Região Sul da Arquidiocese de Mariana. Além disso coordenar o Grupo de Orientação Vocacional (GOV)
Exerceu o diaconato em nossa Comunidade Paroquial, deixando seus ensinamentos e cativando o povo ponte-novense.

É com grande alegria que hoje elevamos a Deus uma oração de agradecimento e de louvor pelo aniversário de 09 anos de vida sacerdotal do Pe. Mauro Lúcio de Carvalho.

Rogamos a Deus para que derrame copiosas bênçãos sobre o Padre Mauro, lhe concedendo perseverança no pastoreio deste povo que tanto necessita de carinho; bem como na sua vida, na vida de sua família, seus amigos e sua vocação; para que a cada dia o “sim” dito no dia de sua ordenação, ecoe, e sendo ele confirmado sempre, através de seu testemunho!”
Padre Mauro Lúcio, parabéns pelo seu sim a messe de Deus!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SER CATEQUISTA...

"Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi." (JO 15, 16).

SER CATEQUISTA é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão.
“O chamado a SER CATEQUISTA não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra ‘catequese’, que vem do grego ‘katechein’ e quer dizer ‘fazer eco’”.

CATEQUISTA é aquele/la que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.
Conforme afirma São Paulo“Não é a nós mesmos que pregamos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus”  (2 Cor 4,5).
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

SER CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme.

SER CATEQUISTA é semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor.

SER CATEQUISTA é experimentar Jesus e assim como Paulo dizer “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim, fazendo novas todas as coisas”.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.

Gostaria de dizer aos catequistas que vale a pena continuar nesse trabalho, mesmo com todas as dificuldades que encontramos. Mas, é mais válido ainda, quando temos a certeza de que estamos plantando a árvore do amor, da justiça, da liberdade, e também da Luta. Como Ele mesmo diz: Eu não.vim trazer a Paz, mas, a Espada… (Mt 10, 34).

Ser catequista é ser a luz do mundo e sal da Terra.

 




sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aniversário Sacerdotal do Padre Emerson



Nesse mês em que a Igreja dedica as vocações, rendemos graças a Deus pelos 09 anos de vida sacerdotal do Padre Emerson José Silva celebrado no último dia 21 de agosto.



Padre Emerson atualmente exerce seu ministério na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Rio Pomba – Região Sul da Arquidiocese de Mariana e passou pela nossa paróquia ainda como seminarista exercendo seu estágio pastoral.



Parabéns ao Padre Emerson por essa data tão grandiosa e que Maria, mãe da Igreja, plena do Espírito Santo lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO


“Pedro e Paulo impuseram as mãos sobre os samaritanos 
e eles receberam o Espírito Santo” (At 8,17).

O Batismo, a Eucaristia e o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã. A recepção do sacramento da Crisma é necessário à consumação da graça batismal. Nascidos para a vida da graça pelo batismo é pelo sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual, ou seja, somos fortalecidos pelo divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade, com todas as forças da alma. Pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida e pela Crisma nos dá seus dons para chegarmos à perfeição.

A Confirmação é o sacramento da maturidade cristã. Nele o jovem, o adolescente, ou até mesmo o adulto, escolhe por ele mesmo fazer sua experiência de fé, faz uma escolha por Jesus, pelo Evangelho, pela vida da Igreja. Por isso que, “O candidato à Confirmação que tiver atingindo a idade da razão deve professar a sua fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulos e de testemunha de Cristo, na comunidade Eclesial e nas ocupações temporais” (CIC 1319). Por isso que na catequese a preparação para a confirmação “deve visar conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma familiaridade com o Espírito Santo e despertar o senso da pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto a Igreja universal como a comunidade paroquial” (CIC 1309). 

Com efeito, pelo Sacramento da Crisma recebemos a plenitude do Espírito Santo e damos um sim “adulto” a Cristo na Igreja. O fiel crismado parte para a vida, o seu agir é movido pelo Espírito Santo para dar testemunho público da fé, para pregar e defender na sociedade a fé cristã. Deus conta com todos os fieis para anunciá-lo no meio do mundo, com suas palavras e obras. 

Padre Mauro Silva

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DOM LUCIANO MENDES: DOM E LUZ



Há 7 anos, o Brasil se despedia de um homem, de um bispo, de um santo. No dia 27 de agosto de 2007 partia e deixava-nos dom Luciano: “Luz e Dom de Deus”. A luz e o dom presente em dom Luciano não passavam despercebidos, tocavam a alma e o coração de cada um que o encontrava por mais ligeiros e sutis tais encontros: era o doce olhar, o meigo toque, a singeleza da postura e o desarmamento de suas palavras.
Esta presença reconfortadora encontramos também no papa Francisco. Em muito eles se assemelham; não simplesmente por serem jesuítas. Na ocasião de sua eleição para a cátedra de Pedro, o cardeal Bergólio, agora papa Francisco, escutou ao pé do ouvido as palavras do cardeal Cláudio Hummes: “Não esqueça dos pobres!” Intuitivamente, veio à minha mente a narração do fato de que dom Luciano antes de morrer disse ao seu irmão Luiz Mendes de Almeida: “Não esqueça dos meus pobres!”
Os escolhidos de dom Luciano foram os mesmos que Jesus escolheu, os pobres. Eles encontraram no coração do bispo marianense receptividade, mais do que isso, encontraram um coração disposto que escolheu a simplicidade, a generosidade e a proximidade como o cartão visita. Além do mais, a dom Luciano era essencial servir à comunidade, sobretudo os mais necessitados, os que estão à margem da sociedade e de nossa atenção. Para ele amar não é uma simples doutrina, é um estilo e uma prática de vida. De fato, “a Luz e o Dom do Brasil” soube levar ao cumprimento a Lei do Senhor, crendo, ensinando e praticado o que professava e ensinava.
Eis o grande legado de dom Luciano: seu amor aos humildes e pequenos por meio de sua atitude serviçal. Para quem fez da frase: “Em que posso ajudar?” seu lema de vida, não é de se espantar que não medisse esforços para viver radicalmente o seguimento a Cristo. Essa escolha fundamental por Cristo se expressa bem no documento de Santo Domingo, em especial na oração que levou em seu bojo os dedos e as mãos do arcebispo. Expressa-se na seguinte forma: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, Bom Pastor e irmão nosso, nossa única opção é por Ti.” A radicalidade de sua vida encontra em Jesus Cristo seu fundamento, seu amor radical pelo outro encontra sua fonte em Jesus Cristo, sua caridade fraterna encontra em Jesus Cristo o exemplo!
Dom Luciano soube como ninguém encarnar o Evangelho. Aliás, os santos se diferenciam exatamente por serem o Evangelho vivo, capazes de nos interpelarem na prática da nossa vida e do nosso seguimento a Jesus Cristo. Os santos irradiam sobre a terra um teor de vida mais humana, graças a eles a humanidade se torna mais humana. Eles são capazes de alimentar o mundo com frutos espirituais e infundir o espírito do Evangelho.
No dia 27 de agosto, a Arquidiocese de Mariana, na qual dom Luciano foi seu 4º arcebispo, presta sua homenagem por meio da Comenda dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e Responsabilidade Social. Neste dia, na catedral metropolitana haverá celebração eucarística às 18h30. Logo após, haverá a outorga da comenda aos homenageados: mons. Lázaro de Assis Pinto, mons. Pedro Terra Filho, padre Marcelo Moreira Santiago, padre Márcio Antônio de Paiva, prof. dr. Emilién Vilas Boas Reis e Arsenal da Esperança dom Luciano Mendes de Almeida.
Esta homenagem prestada ao nosso “Dom e Luz” vai para além da recordação saudosa do homem e do legado do arcebispo. É o tempo da graça de Deus, o kairós, para reavivar em nós, por meio do seu testemunho profundo e radical com o bem do próximo, o comprometimento; não opcional, mas inerente à vida cristã, o cuidado com o próximo. Resta-nos o questionamento à luz da Palavra de Deus: “de quem me faço próximo?” Do pobre, do excluído, do marginalizado, do violentado, do malvisto?


Por Geraldo Trindade
bacharel em filosofia, cursa teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana e mantém o blog: http://pensarparalelo.blogspot.com
Contato: pensarparalelo@gmail.com

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ENCONTROS VOCACIONAIS 2013

Com o intuito de ajudar os adolescentes e jovens a descobrir sua vocação e missão na vida da Igreja, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) está preparando os Encontros Vocacionais 2013. Estes Encontros acontecerão nas seguintes datas e cidades: 20, 21 e 22 de setembro: Barbacena (Região Sul e Oeste) no Colégio dos Salesianos; Mariana (Região Norte) no Seminário de Teologia; Ponte Nova (Região Leste) paróquia São Pedro; no mês de outubro nos dias 18,19 e 20 será em Rio Espera (Região Centro).
A organização explica que estes encontros são mistos, isto é, para rapazes e moças. Quanto aos critérios de participação, o candidato(a) deve estar concluindo o Ensino Fundamental, cursando ou ter concluído o Ensino Médio. É importante que o jovem tenha também alguma participação na vida da comunidade. Após os Encontros Regionais, acontece em Mariana, o Encontro Vocacional Arquidiocesano, nos dias 29 e 30 de novembro a 1º de dezembro.
As fichas de inscrição, cartazes e cartas aos párocos já estão sendo encaminhadas a todas às paróquias da arquidiocese. Para mais informações, procure sua paróquia, a equipe do SAV na sua Região Pastoral ou então entre em contato pelo telefone: (31) 3557-1241.

Colaborou: Cristina Fonseca - Coordenadora Leiga do SAV
Pe. Eliseu Donisete de Paiva Gomes - Assessor Arquidiocesano do SAV
Fonte: www.arqmariana.com.br

sábado, 17 de agosto de 2013

JOVEM,VENHA SER PADRE DIOCESANO!




O QUE É SER UM PADRE DIOCESANO?

O padre diocesano é o colaborador direto do bispo, no pastoreio de uma diocese. Está inserido numa comunidade cristã, numa paróquia ou assume algum outro trabalho pastoral. Ele exerce seu ministério sacerdotal como Bom Pastor, participando da vida dos fiéis na paróquia, tornando-se um servidor do povo, propagando o Reino de Deus, especialmente entre os necessitados. Com os outros padres forma o presbítero, que é a comunhão e a vivência fraterna de colegas, na mesma missão.


O CARISMA DO PADRE DIOCESANO

* Tem como modelo o Cristo Bom Pastor que cuida de suas ovelhas.
* Ensinar a Palavra de Deus pelo testemunho e pregação.
* Santificar os fiéis por meio dos sacramentos
* Ser animador da comunidade organizando os seus trabalhos através da valorização dos dons de cada um de seus membros.


ETAPAS DE FORMAÇÃO DO SEMINÁRIO
*1ª ETAPA - O ensino médio participando da comunidade vocacional e do GRUPO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL (GOV).

*2ª ETAPA - O PROPEDÊUTICO, período de um ano que visa uma introdução do vocacionado à vida seminarística e sobretudo à dimensão espiritual e comunitária.

*3ª ETAPA - A FILOSOFIA, onde durante três anos o vocacionado estuda as diversas correntes filosóficas, exercita reflexão crítica e adquire uma compreensão mais profunda da pessoa humana, da sociedade, do mundo e de Deus.

*4ª ETAPA - A TEOLOGIA, onde durante 4 anos o vocacionado aprofunda o conhecimento da revelação de Deus em Jesus Cristo através da experiência de fé da Igreja, comprometendo-se com a missão evangelizadora do Reino de Deus.
 



AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO MAIS DO PADRE DIOCESANO E  DAS ETAPAS DE FORMAÇÃO DO SEMINÁRIO, VENHA SER PADRE NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA.
PROCURE SEU PÁROCO E O SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DE SUA REGIÃO E SE INFORME.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

COMUNIDADE FESTEJA PADROEIRA



Festa da Imperatriz Santa Helena Comunidade Santa Helena



Dia 18/08 - Domingo

05:00h - Alvorada
06:00h - Oração do Terço e ladainha de Nossa Senhora
12:00h - Benção dos Cavaleiros
16:30h - Procissão com a participação da Corporação Musical Lira São José, em seguida Missa festiva.
Participação: Comunidades vizinhas e São Geraldo
 

O TERCEIRO DIA DA SEMANA DA FAMÍLIA

O terceiro dia da Semana Nacional da Família, promovida pela Pastoral Familiar de Ponte Nova, foi na Paróquia São Sebastião no dia 15 de agosto.

O encontro contou com a presença além da comunidade paroquial de São Sebastião, também de alguns grupos e movimentos da paróquia, tais quais o grupo da melhor idade Movimento, Sabedoria e Paz, representantes da Pastoral da Juventude e membros da Pastoral Familiar das Paróquias São Pedro e Santíssima Trindade. 

O grupo da melhor idade Movimento, Sabedoria e Paz realizou diversas apresentações de músicas e poemas, o jovem Michel Felipe da Pastoral da Juventude, conduziu com todos os presentes momento de reflexão sobre o exercício do pastoreio no ambiente familiar, lembrando que pais e mães não devem esquecer que também são bons pastores e que por isso devem dar atenção especial as suas "ovelhas" que estão dentro de casa, para que elas não fujam do rebanho familiar.











 Fotos: Pastoral Familiar