Comunidades


BOM FIM

Esta comunidade que tem como padroeiro São José, surgiu quando o Pe. Joaquim Quintão, de Guaraciaba, doou aos moradores uma imagem do referido santo. Nesta época - meados da década de 90 – eles começaram a se reunir nas casas, para momentos de oração; um dos trabalhos desenvolvidos foi a catequese, chegando a ser realizada a 1ª Eucaristia de várias crianças. Depois de algum tempo, resgatando uma antiga tradição religiosa do ano de 1916, os encontros passaram a acontecer no Cruzeiro do Bom Fim, na propriedade do Sr. Antero Gonçalves da Silva.

O sonho de construir uma capela já se manifestava e, em 1998 a comunidade realizou um período contínuo de encontros para a reza do terço - de fevereiro a maio – onde através de doações e leilões, arrecadaram-se fundos para iniciar a construção, em um terreno doado pelo Sr. Jair Lélis Resende. O ano de 2000 foi marcado pela realização das missões na comunidade e primeira celebração eucarística, que aconteceu precisamente no dia 16 de junho pelo Pe. Luiz Carlos Fernandes, dia em que também foi realizada a primeira assembleia comunitária. Com o apoio do novo pároco,  Pe. José Sena, a comunidade pode inaugurar sua capela em 12/06/2005, contando porém, com a presença do então Vigário Episcopal da Região Leste, Pe. Darci Fernandes Leão, que celebrou a crisma de 26 jovens. Hoje, outros trabalhos pastorais são desenvolvidos e no 3º domingo há celebração eucarística às 15h. 



CENTRAL 

O primeiro movimento comunitário se deu a partir de encontros dos Grupos de Reflexão, através de amigos da comunidade Rosário – D. Maria Jorge e Sr. Antônio – sob a orientação do então pároco, Pe. Gilson José, na década de 90. A comunidade passou-se a reunir com mais freqüência, surgindo o desejo de eleger um padroeiro e, em reunião realizada pelo novo pároco, Pe. Luiz Carlos Fernandes, foi escolhido Santo Expedito, cuja festa é celebrada no dia 19 de abril. Na época, a comunidade ganhou do Sr. Antônio de Assis Teixeira um terreno para se construir uma capela e desde a doação, as celebrações eucarísticas que aconteciam uma vez por mês passaram a ser realizadas neste lote, assim como a catequese e demais reuniões e, quando chovia tais atividades ocorriam nas casas das famílias.Em 19/04/10, a pedra fundamental foi abençoada pelo Pe. José de Souza Sena, sendo que em 13/09/10, iniciaram-se as obras de construção. O esforço contínuo e colaboração de todos, permitiu que em 2012, a capela chegasse ao ponto de telhado e fase de conclusão, que veio se concretizar neste ano de 2013, com o apoio de toda a comunidade paroquial. 




COPACABANA




Na década de 90, por motivação do então pároco Pe. Gilson José de Oliveira, vários bairros pertencentes à Paróquia de São Sebastião começaram a se organizar pastoralmente e, dentre eles o Bairro Copacabana. No início as celebrações aconteciam nas ruas ou nas casas. Depois de algum tempo, com a colaboração dos moradores juntamente com a Associação de Bairro da época, foi construído um salão comunitário, onde começaram a ser realizadas as celebrações, os trabalhos pastorais, bem como os eventos sociais. 

No ano de 1999, a paróquia acolheu seu novo pároco, Pe. Luiz Carlos Fernandes e, foi então sob sua orientação que a comunidade elegeu Nossa Senhora Aparecida, como sua padroeira. Atualmente a comunidade conta com os trabalhos da catequese, grupos de reflexão, liturgia, pastorais do dízimo, do batismo e juventude. A celebração eucarística acontece na 1ª terça-feira, às 19:30h, no salão comunitário. 


DIOGUINHO

Esta comunidade que tem como padroeiro o Bom Pastor, começou a se organizar na década de 90, motivada pelos trabalhos de catequese, que os professores da escola local desenvolviam junto aos alunos. Em 1994, aconteceu a 1ª Eucaristia dos mesmos, em celebração que contou com a presença do Pe. José Antônio de Oliveira, pároco da Paróquia São Pedro. 

Nesta mesma época, em várias comunidades aconteciam as semanas missionárias e o Dioguinho também recebeu a visita de amigos das comunidades Pacheco e Centro, sendo então desenvolvidos trabalhos de Evangelização nas casas, que sempre eram encerrados a cada dia, com a celebração da Palavra. O sitiante, Sr. Valdir, vendo aquele grupo se reunir para rezar, na escola, doou um terreno para se construir uma capela. Entusiasmado com este gesto, o morador Sr. Sebastião de Lima, se propôs a trabalhar junto com a comunidade e, em pouco tempo, a capela já se encontrava a ponto de laje. Por algum tempo a obra paralisou, até que outros benfeitores, juntamente com o esforço de todos, tornaram possível a continuidade da construção. No dia que 08 de dezembro de 2003 a capela foi inaugurada, com o apoio do pároco Pe. José de Souza Sena e de toda a comunidade paroquial.
ESPLANADA



A ideia de construir uma pequena capela na comunidade, surgiu em 1988, a partir de um sonho de um grupo que rezava nas casas. Com total apoio de todos  e do então pároco Pe. Gilson, algumas pessoas  se reuniram com o prefeito da  época, o Sr. Antonio Bartolomeu,  que fez o encaminhamento para a liberação do terreno. 
Em 1989, foi iniciada a construção, contando com doações dos moradores, amigos, festas beneficentes, etc. Na parte de baixo foi construído  um salão, que  acolhe os encontros de catequese, reuniões e barraquinhas por ocasião de festas. O padroeiro, foi escolhido por votação aberta a toda a comunidade,  onde o eleito foi São Cristovão, devido aos muitos caminhoneiros  residentes ali e porque em anos anteriores, São Cristóvão era ornamentado no bairro, para a carreata realizada pelo  Centro dos Chaufeurs. Hoje, contamos com a atuação das várias pastorais,coroações, oficina de oração, celebração da Palavra às sextas-feiras e a celebração Eucarística que acontece  em todo 3º domingo do mês, às 9hs.


FAZENDA DA SERRA

A comunidade começou com os encontros de Círculo Bíblico, em julho de 1989, em um espaço cedido pela fazenda local.  Em 17/07/90 – 1º aniversário do Círculo Bíblico – foi celebrada pelo Pe. Gilson José de Oliveira, pároco da época, a 1ª Missa na comunidade. 
Com o passar do tempo, a comunidade sentia a necessidade de um local próprio para suas atividades, acontecendo, portanto, em 21/02/92, uma reunião para tratar da construção de uma Capela. O Pe. Gilson, porém, sugeriu que fosse construído um salão comunitário, pois assim, serviria tanto para celebrar, como para os encontros catequéticos e outras reuniões. Através de mutirões e doações dos moradores e amigos, deu-se inicio à construção do salão, em 14/06/92 e, mesmo inacabado, em 24 de março do ano seguinte, o local já acolheu sua 1ª celebração eucarística.
Em meados de 2002, sob orientação do Pe. Luís Carlos Fernandes, a comunidade escolheu São Judas Tadeu, como seu padroeiro.
Hoje vários trabalhos pastorais acontecem na comunidade, como catequese, grupos de reflexão, dízimo, batismo. A celebração eucarística ocorre toda 2ª quinta-feira, às 19:30horas.

MASSANGANO


Não muito diferente das histórias de organização comunitária, a comunidade Massangano teve início em 1989, com um pequeno grupo de pessoas que se reuniam para rezar, motivadas por dois amigos da Comunidade Pacheco, Gilmar e Sônia, enviadas pelo então pároco, Pe. Gilson José de Oliveira. Sem local próprio, os encontros aconteciam na escola, gerando algumas dificuldades, mas nada que abalasse o desejo de se organizar e difundir ali, os trabalhos pastorais. Aos poucos, surgiram os grupos de reflexão, a pastoral do dízimo e a catequese. 

Alguns anos mais tarde, através de mutirões, iniciou-se a construção de uma capela, em um terreno doado por um morador, chamado José Pedro, que sugeriu que tivessem como  protetor um dos santos dos quais ele trazia o nome. Antes mesmo de qualquer decisão sobre o assunto, o Sr. José veio a falecer no dia 19 de março, ficando portanto como uma singela homenagem a este benfeitor da comunidade, São José como padroeiro. Hoje, outras atividades pastorais foram desenvolvidas na comunidade e toda 3ª terça-feira do mês acontece a celebra, às 19:30hs.

MORRO GRANDE


Tudo começou em setembro de 1998 com a criação do “Clube de Mães Vida e Esperança” do Morro Grande, objetivando orientar seus membros sob os aspectos social, religioso e econômico. Como toda atividade religiosa era realizada numa ermida em um sítio particular, surgiu então dentro do Clube, o interesse de construir uma capela, que com a permissão do então pároco, Pe. Gilson, começou a ser erguida em um terreno doado por um morador. Os recursos provinham de doações, rifas, mensalidades das sócias do Clube, além do apoio e colaboração de toda a comunidade. A pedra fundamental foi assentada em 06/11/1998 e, um ano após, no dia 18/12/1999 foi celebrada pelo Pe. Luiz Carlos Fernandes, a primeira missa, ocasião em que a comunidade escolheu N. Sra. Aparecida como padroeira. O primeiro batizado que aconteceu na comunidade foi em 04/08/2002 e o primeiro casamento, no dia 04/02/2005, ambos celebrados pelo Pe. Antônio Claret.
Atualmente a comunidade conta com o trabalho dos grupos de reflexão, pastoral do dízimo, liturgia e catequese. Toda 3ª terça-feira, às 18h, acontece a Celebração Eucarística. 

ROSÁRIO

A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída entre os anos de1913 a 1918. Consta que entre 1919 e  1926 , ela acolheu todas as ações litúrgicas da paróquia, quando  a  antiga  igreja  matriz  de  São  Sebastião  e  almas , assim  chamada , foi  destruída   parcialmente  por  um  incêndio  em  1915. Em 26 de abril de 1926 a nova Matriz de São Sebastião já estava pronta, assumindo o papel que a Igreja do  Rosário  desempenhava.
No ano de 2011 foi feita a completa reforma da capela, incluindo a restauração do antigo aplique de São João Batista junto a Jesus Cristo, que fica na mesa do altar. A tradicional festa da padroeira acontece no dia 7 de outubro. Ela é marcada com procissão, celebração eucarística entre outros. A coroação a Nossa Senhora com as crianças acontece até hoje no mês de Maio. Agradecemos a Deus pelos trabalhos realizados na comunidade neste quase um século de existência.

SÃO GERALDO


A caminhada comunitária no Bairro São Geraldo teve início na década 1980, sob o apoio do Pe. Gilson José de Oliveira. Nesta época acontecia somente a celebração da missa nas ruas, já que não havia um local fixo para se reunir. A formação do Conselho e os trabalhos comunitários desenvolveram-se algum tempo depois, surgindo primeiro as pastorais do batismo, do dízimo e a catequese.


Em 07 de outubro de 1991, a comunidade ganhou da prefeitura, uma área de 100m2, para a construção de sua igreja. Diante da luta dos moradores, o Pe. Luiz Carlos Fernandes, sugeriu que fosse construído um cômodo para guardar os materiais comprados ou adquiridos por doação e, com a ajuda de amigos da comunidade do Pacheco, além de recursos provenientes de festas juninas e outros eventos, ergueu-se este cômodo, que se tornou a capela da comunidade. Outras atividades pastorais já integram os trabalhos comunitários atuais e a Celebração Eucarística acontece toda 2ª quarta-feira, às 19:30h. 

SANTA HELENA


A caminhada da Comunidade Santa Helena iniciou-se em 1994, com apoio do então Pároco, Pe. Gilson e dos amigos Sr. Joaquim, Chiquinha e Conceição Starlino, que ajudaram na formação das pastorais do dízimo, da criança e dos grupos de reflexão. A primeira missa aconteceu no campo de futebol da comunidade, passando depois a ser celebrada nas casas. Em 14/03/2006 foi doado pelo Sr. Roberto, um terreno para a construção da capela, que erguida com o esforço de todos os moradores e amigos, acolheu sua 1ª celebração eucarística no dia 16/04/2009, com a presença do pároco, Pe. José de Souza Sena.


Dentre outras pastorais que foram surgindo, a comunidade conta também hoje, com o Grupo de Oração N. Sra. do Rosário, que reúne às terças-feiras para adoração ao Santíssimo. Além do domingo, a celebração da Palavra acontece também nas primeiras sextas-feiras, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, enquanto que, a celebração eucarística, é realizada toda 3ª quinta-feira do mês. Assim é perpetuada a fé da comunidade e a devoção à querida padroeira Santa Helena, que é homenageada com muito fervor, no dia 18 de agosto.  

SANTA TEREZA


Iniciada em 1992, a história desta Comunidade do Bairro Santa Tereza,  assemelha-se às demais que surgiram na década de 90, com apoio do Pe. Gilson e de amigos leigos, que o auxiliavam nas reuniões e na formação das pastorais. Primeiro, surgiram os grupos de reflexão, depois a catequese e preparação para o batismo, ambas realizadas na escola. As missas e cultos aconteciam na rua ou nas casas, quando chovia.   
Na época, diante de uma possível doação de um terreno, alguns moradores devotos de Santa Luzia, chegaram a trabalhar para a construção de uma capela, que não se concretizou, uma vez que a doação não aconteceu.  Então, em 1993 foi doada parte de um lote para o Clube de Mães, surgindo, portanto, à idéia de se erguer ali a sonhada capela e Santa Luzia, celebrada no dia 13 de dezembro, seria então a padroeira da comunidade. Pe. Gilson sugeriu que construísse um salão comunitário e assim se fez, através de mutirão e doação.  Outras pastorais foram surgindo e hoje, a comunidade conta também com a Celebração Eucarística na 1ª terça-feira do mês, Terço da Misericórdia toda 3ª feira, às 15h, além de novena em devoção à N. Senhora, no mês de outubro.


VAU AÇU

Uma das comunidades mais antigas. As primeiras missas foram celebradas na estação, na casa do Senhor Cruz, pelo Cônego Antônio Carlos Rodrigues por volta de 1906. Depois começaram a celebrar na capela do cemitério.
 Logo em seguida veio a doação do terreno feita pelo Sr. João Pinto de Godói, onde foi construída uma capela e que em meio as construções e reformas se tornou a igreja que conhecemos hoje. A escolha do padroeiro, foi por meio de uma mulher que fez uma promessa a São Sebastião, para que as crianças daquele lugar não morressem vitimas de uma epidemia, que havia se espalhado naquela região.
Durante esse período foram surgindo as pastorais, começando pelo Sagrado Coração de Jesus e São Vicente de Paulo. Hoje, a comunidade conta com, além dessas pastorais que se mantiveram firmes, a catequese, o dízimo, batismo e outras. A Celebração Eucarística da comunidade é realizada no 1º domingo do mês.
VILA ALVARENGA

A caminhada comunitária do Bairro Vila Alvarenga, não difere das demais comunidades de nossa Paróquia, no sentido do trabalho voltado para a aquisição da capela. Com a generosa doação de um terreno, a comunidade começou a realizar eventos para sua construção e houve muita luta e disposição de todos os moradores para que este sonho se tornasse realidade. Atividades pastorais já vinham sendo organizadas, onde tudo teve início com a catequese, que realizava seus encontros na rua.


A comunidade já tinha como padroeira a querida Nossa Senhora de Fátima, festejada pela nossa Igreja no dia 13 de maio. O registro oficial da capela foi feita pelo saudoso Dom Luciano e pelo então pároco, Pe. José Cássio Martins em 24/12/89. Outros trabalhos são desenvolvidos pela comunidade atualmente e, em toda 1ª quarta-feira do mês é realizada a celebração eucarística, às 19:30h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário