CF 2015

“Eu vim para servir”

Durante a quaresma somos convidados a refletir sobre valores cristãos, em preparação para a festa da Páscoa do Senhor. Para melhor celebrar esse tempo especial, a cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser pensada, por intermédio da CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF) que, neste ano, será oficialmente lançada no dia 18 de fevereiro/2015, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45).

A Igreja quer aprofundar o diálogo e a participação mais direta na sociedade, com ações que auxiliem na compreensão dos principais desafios sociais, na superação das relações desumanas e na contribuição da “construção de uma sociedade justa e solidária”. A proposta evangelizadora da Campanha inspira o cristão a uma conversão de vida, com uma renovação de atitudes, que venham demonstrar a fé, em ações missionárias, com todo ardor, a exemplo de Jesus Cristo. Dessa forma, destacam-se nesse contexto a “vocação e a missão” de cada cristão, de atuar em pastorais e movimentos da comunidade a serviço do Reino de Deus.

Então, vamos refletir: de que forma se pode ser útil nesse trabalho de servir ao próximo e à sociedade? Qual é o apelo de Jesus que toca o coração do cristão comprometido com os inúmeros desafios sociais e os valores dessa campanha? Como acolher nossos irmãos e irmãs em suas necessidades (física, moral, emocional e espiritual) mais profundas?

A terceira parte do texto-base da Campanha apresenta uma lista de possíveis iniciativas de como a Igreja pode colaborar com a sociedade: análise dos problemas da comunidade, da cidade e da sociedade, para o desenvolvimento de ações evangelizadoras de defesa da vida e da dignidade humana; o cuidado com a família, com os trabalhadores e trabalhadoras; atenção aos pobres e sofredores das “periferias existenciais” (expressão do Papa Francisco); combate ao preconceito e a discriminação; apoio às ações de inclusão social; trabalho em favor da verdade, da justiça e da paz; fortalecimento da vivência comunitária; zelo com os bens públicos; participação política, promoção do bem comum e justiça social, entre outras.

A atuação do cristão é norteada para a valorização da prática e da recuperação de valores coerentes com o Evangelho, na sociedade, por intermédio do diálogo, do serviço e da cooperação. Na sensibilidade e delicadeza dos versos do Hino Oficial da Campanha, sobressai o apelo de fazer brotar, no coração do cristão, a semente da alegria de participar do Projeto de Jesus:

“Preciso de gente que cure feridas, Que saiba escutar, acolher, visitar. Eu quero uma Igreja em constante saída, (EG, 20). De portas abertas, sem medo de amar!”.

Que a nossa Paróquia, guiada pela a força e suavidade do Espírito Santo, seja cada vez mais dinâmica, com cristãos católicos que respondam com encantamento o chamado de Jesus Cristo para o serviço à igreja e à sociedade, seguindo o seu exemplo: “Eu vim para servir”.

(Leny Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário