sábado, 22 de fevereiro de 2014

NOVENA DE NATAL 2014

Com o tema “Em todos os tempos Ele vem ao nosso encontro”, a Novena de Natal de 2014 já começou a ser preparada e abordará os encontros de Jesus narrados nos evangelhos. A elaboração teve início na reunião da equipe arquidiocesana de preparação dos Grupos de Reflexão, que aconteceu no dia 20, no Seminário de Teologia em Mariana.
O assessor da equipe, padre José Geraldo de Oliveira, explica que neste ano a novena quer levar não só um Cristo glorioso, mas principalmente o rosto humano de Deus. “Queremos mostrar nos encontros de Jesus com a humanidade, esses momentos que provocam a conversão, a mudança de vida e que também nos despertam para ir ao encontro de Jesus, que está presente em cada pessoa”.
A novena agora começa a ser escrita, encontro a encontro, por equipes regionais de preparação dos Grupos de Reflexão a partir do direcionamento da equipe arquidiocesana. A equipe da Arquidiocese é composta por um grupo de seminaristas; por representantes das regiões pastorais; por um padre assessor, o padre José Geraldo; e um coordenador, que é o seminarista do 3° ano de teologia, Ildeu da Cruz Silvio.
Para Ildeu, o desejo maior é que as pessoas façam uma experiência com Deus dentro da novena de Natal e consigam se aprofundar na experiência de fé, passando a participar mais ativamente da vida da Igreja, através dos sacramentos, das pastorais e até mesmo assumindo lideranças das comunidades. “É isso que nós queremos, cristãos mais comprometidos com o evangelho, com Jesus Cristo”, afirma.
A versão final de cada encontro será entregue no início de abril aos seminaristas, que organizarão e farão a primeira revisão. Depois o assessor da equipe, padre José Geraldo, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Geraldo Martins, revisarão a novena, assim como o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Roteiros
Além da novena de Natal, a equipe arquidiocesana já elaborou também os roteiros de reflexão de maio, junho e julho. A representante da região Mariana Norte na equipe, Nilza Assunção, conta que o tema a ser tratado nesses meses serão as missões.
Nilza explica que em maio será trabalhado o anúncio de uma forma geral, e nos meses seguintes a reflexão será mais específica. Em junho será o anúncio aos afastados e em julho o “além fronteiras”. “Nós vamos trabalhar todos estes aspectos para que as pessoas possam se informar e olhar qual é a sua vocação, qual é a sua missão dentro do seu batismo”.

Fonte: Site - Arquidiocese de Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário