O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu o 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos, na tarde desta segunda-feira, 17, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, lembrando que a reunião é momento de confraternização e de reflexão. “Este encontro é momento de aprofundamento em vista do nosso ministério. É momento de partilha, de oração e nos reanima para a missão, que deve estar sempre em nosso horizonte”, disse.

Segundo o vigário geral, o encontro dos padres e diáconos deve ser momento privilegiado da prática da misericórdia. “Nossa família presbiteral e diaconal também é lugar de fazer a experiência da misericórdia; Somos ministros da misericórdia de Deus para os outros” acentuou.
Coordenado pelo representante dos presbíteros, padre Walter Jorge Pinto, o encontro já conta com a presença de 160 padres e diáconos. Os primeiros trabalhos constaram da apresentação de uma memória do encontro anterior e de informações sobre o Seminário São José, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), a Editora Dom Viçoso, os relatórios da Arquidiocese e das obras sociais arquidiocesanas.
Foram apresentados, ainda, a proposta para missão junto aos afastados em resposta ao Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e o plano de comunicação, em discussão na Arquidiocese.
Vaticano II e os presbíteros

Durante o encontro será eleito o novo representante arquidiocesano de presbíteros. O atual representante, padre Walter, comunicou sua renúncia por exercer também a função de vigário episcopal da Região Leste. “Acho que, por sua própria natureza, as duas funções são incompatíveis”, justificou. Uma primeira votação foi feita no final da tarde de ontem. Os resultados serão apresentados hoje.
Fonte: Site/Arquidiocese de Mariana
Nenhum comentário:
Postar um comentário