sábado, 10 de maio de 2014

PAPA PAULO VI SERÁ BEATIFICADO

Depois da canonização, no último dia 27, dos Papas João XXIII e João Paulo II, agora um outro Papa poderá se tornar santo em breve. É o Paulo VI, que será beatificado no dia 19 de outubro. A autorização da beatificação foi dada ontem pelo Papa Francisco, na audiência com o cardeal Angelo Amato, prefeito para a Congregação da Causa dos Santos. A congregação aprovou o milagre atribuído pela intercessão do Papa do nascimento de uma criança nos Estados Unidos, em 2001. No quinto mês de gravidez, a mãe foi aconselhada a tirar o filho por problemas de gestação. Ela levou a gravidez adiante, pedindo a intercessão de Paulo VI, e o menino nasceu perfeito, e hoje está com 13 anos. O Papa Paulo VI governou a igreja de 1963 a 1978, e foi quem conduziu e concluiu o Concílio Vaticano II, que foi aberto pelo santo João XXIII.
Biografia
Giovanni Battista Montini, Papa Paulo VI – (1897 – 1978)
Papa católico nascido em Concesio, Itália, cujo papado caracterizou-se por alternar posições progressistas e conservadoras, muitas viagens e divulgação de importantes encíclicas. Ordenado em Brescia (1920), mudou-se para Roma, e entrou para o serviço diplomático do Vaticano. Nomeado Arcebispo de Milão (1954) e Cardeal (1958), foi eleito Papa (1963) com o nome de Paulo VI, sucedendo João XXIII.
No início do pontificado dirigiu a parte final do Concílio Ecumênico Vaticano II, que promoveu importantes reformas internas na igreja, e paralelamente, fez várias viagens, a primeira delas a Jerusalém (1963), e depois esteve na Organização das Nações Unidas, em Nova York, e na Índia (1964).
Como Papa ainda visitou outros países como Portugal, Turquia, Colômbia, Suíça, Uganda, Irã, Paquistão, Filipinas, Austrália e Indonésia, basicamente ressaltando a universalidade da missão eclesiástica.
Entre suas encíclicas destacaram-se Mysterium fidei (1965), sobre a eucaristia, Populorum progressio(1967), sobre o dever dos países ricos ajudar os países pobres, e Humanae vitae (1968), sobre a proibição de todos os métodos anticoncepcionais artificiais. Em suas ações mostrou-se contrário aos movimentos operários comunistas e morreu em Castel Gandolfo, Itália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário