sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DETESTO POLÍTICA

Para muitas pessoas, falar sobre política é algo que não agrada. Preferimos falar de qualquer outra coisa que não seja política. Nesse sentido, vale a pena lembrar algumas coisas interessantes.

Quer queiramos ou não, a política faz parte da nossa vida. Como vivemos em sociedade, todas as nossas relações são relações políticas. Seja em casa, no trabalho, na escola, e, até mesmo na igreja. A própria negação da política é também uma atitude política. Aliás, uma das piores atitudes.

Política não é coisa suja. Quem a suja somos nós mesmos. Conta-se que, certa vez, duas crianças estavam pedindo comida na rua. Uma senhora passou e deu apenas um pão para que as crianças dividissem entre si. Porém, a criança mais esperta, pegou o pão e antes que a outra pudesse tomar de sua mão, deu uma boa cuspida nele. A outra criança, por causa disso, desistiu de comer o pão.  Há muitas pessoas que “cospem” na política para que ela pareça ser algo nojento. Há um interesse, por parte dos “mais espertos”, em mostrar apenas os escândalos, os casos de corrupção, as brigas. Quanto mais isso aparecer, maior será o número daqueles que terão nojo da política. Não podemos esquecer que “o pão da política” não está de todo sujo.

O papa Paulo VI afirmou que “A política, para os cristãos, é uma das formas mais nobres de fazer caridade”. A caridade sempre foi o grande ideal do cristianismo. Todavia, a palavra de Paulo VI concretiza essa caridade e mostra qual o campo privilegiado em que ela pode acontecer. É verdade que fé é uma coisa e política é outra. Entretanto, elas se completam e se ajudam. É fundamental termos pessoas de profunda vivência da fé inseridos nos diversos níveis da política: institucional, político-partidário, sociedade civil organizada (Conselhos Municipais, ONGs, etc.).

Diante disso, ao invés de ficarmos apenas reclamando da vida e das pessoas, vamos assumir nossa vocação cidadã e ajudar a construir uma sociedade mais justa, onde o bem comum seja a meta de todos.

Padre Wander Torres Costa
Pároco - Paróquia São Sebastião / Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário