quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Outubro festivo...

O mês de Outubro foi festivo para as comunidades da Paróquia São Sebastião. Confira o que foi destaque no mês missionário.

+Dia 03 – Capela do Santíssimo Sacramento ganha uma nova 
estrutura.

+Dia 04 – Paroquianos festejam 02 anos de pastoreio do Padre Luiz Carlos na Paróquia de São Sebastião.

+Dia 06 – Comunidade Nossa Senhora do Rosário festeja Padroeira.

+Dia 10 – Seis crianças da Comunidade Fazenda da Serra recebem pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo.

+Dia 12 – As comunidades Copacabana e Morro Grande festejaram com alegria a padroeira Nossa Senhora Aparecida,que contou também com homenagens  na “Santinha” do Vau – Açu.

+Dia 13 – Jovens da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Pacheco) iniciam mobilização para formação de grupo de jovens na comunidade.

+Dia 13– Pastoral da Juventude da Paróquia São Sebastião se une as PJ’s das Paróquia São Pedro e Santíssima
Trindade e realizam encontro de preparação para o Dia Nacional da Juventude.

+Dia 15 – Celebrada 1ª Eucaristia de 06 crianças na Comunidade Massangano.

+Dia 16 - Comunidade São Geraldo se une para festejar o padroeiro em uma noite festiva.

+Dias 19 a 27 - Plebiscito Popular para redução da conta de luz em MG.

+Dia 23 – Representantes de comunidades, pastorais, grupos e movimentos se encontram na reunião do Conselho Comunitário de Pastoral.

+Dia 24 – Comunidade Ribeirão festeja São Francisco de Assis, após ter festa adiada devido às chuvas do dia 04/10.

+Dias 26 e 27 – Comunidades Fazenda da Serra e Rio Acima homenageiam respectivamente o padroeiro São Judas Tadeu.

terça-feira, 29 de outubro de 2013


NOVENA DE NATAL 2013

Com o tema “Bem aventurada aquela que acreditou”, a Novena de Natal produzida pela Arquidiocese de Mariana traz belíssima e oportuna reflexão sobre as Bem-aventuranças como anúncio e caminho de felicidade.
A equipe arquidiocesana do Roteiro de Reflexão, responsável pela confecção da Novena de Natal, seguindo a proposta de formação nos níveis regionais e paroquiais, disponibiliza material de formação para a Novena de Natal 2013. O material em slide quer ser um subsídio para que se reflita e se organize da melhor maneira possível os grupos em nossas paróquias e comunidades, fazendo com que mais famílias se unam neste momento tão rico e bonito da nossa fé, que é a celebração do nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Confira os temas dos encontros da Novena de Natal 2013:
Bem-aventuranças, a constituição do povo de Deus
Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu!
Felizes os aflitos, porque serão consolados!
Felizes os mansos, porque possuirão a terra!
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia!
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus!
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu!
Bem-aventuranças: anúncio da felicidade.
Os pedidos da Novena de Natal devem ser feitos à Editora Dom Viçoso pelo telefone (31) 3557 1233, por email edv@graficadomvicoso.com.br ou na loja online da editora: http://www.graficadomvicoso.com 

Clique aqui para ter acesso ao material de formação da Novena de Natal 2013.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIRETO DO VATICANO...


Jesus continua a rezar e a interceder por nós, mostrando ao Pai o preço da nossa salvação que são as suas chagas. O Papa Francisco na sua homilia na Casa de Santa Marta na manhã desta segunda-feira colocou no centro da sua reflexão a passagem do Evangelho em que Jesus reza toda a noite antes de escolher os doze apóstolos. Segundo o Santo Padre são as três relações de Jesus: Jesus com o Pai; Jesus com os Apóstolos e Jesus com a gente. Jesus rezava ao Pai pelos Apóstolos e pela gente:

“É o intercessor, aquele que reza, e reza a Deus connosco e perante nós. Jesus salvou-nos, fez esta grande oração, o seu sacrifício, a sua vida, para salvar-nos, para justificar-nos: somos justos graças a Ele. Agora foi-se e reza. Mas Jesus é um espírito? Jesus não é um espírito! Jesus é uma pessoa, é um homem, com carne como a nossa, mas na glória. Jesus tem as chagas nas suas mãos, nos seus pés, no seu lado e quando reza mostra ao Pai este preço da justificação e reza por nós como se dissesse: Mas Pai que não se perca isto!”


“Num primeiro tempo, Ele fez a redenção, justificou-nos a todos: mas agora o que é que faz? Intercede, reza por nós. Eu penso naquilo que terá sentido Pedro quando renegou Jesus e depois ao olhar para Ele chorou. Sentiu que aquilo que Jesus tinha dito era verdade: tinha rezado por ele e por isso podia chorar, podia arrepender-se. Tantas vezes, entre nós dizemos: Reza por mim! Preciso disso, tenho tantos problemas, tantas coisas, reza por mim. E isto é bom, porque nós irmãos devemos rezar uns pelos outros.”


A Jesus devemos confiar os nossos problemas e a nossa vida - disse o Papa Francisco – que afirmou que o Senhor reza ao Pai mostrando as suas chagas que são o preço da nossa justiça:“Ele reza por mim; Ele reza por todos nós e reza corajosamente porque mostra ao Pai o preço da nossa justiça: as suas chagas. Pensemos muito nisto e agradeçamos ao Senhor. Rezemos por termos um irmão que reza connosco, por nós e intercede por nós. E falemos com Jesus dizendo: Senhor tu és o intercessor, Tu salvaste-me e justificaste-me. Mas agora reza por mim. É confiar os nossos problemas, a nossa vida, tantas coisas a Ele, para que Ele os leve ao Pai.” (RS)

A Sagrada Liturgia na Vida da Igreja


No dia 04 de dezembro de 1963, quase 50 anos atrás, o papa Paulo VI promulgava a Constituição “Sacrosanctum Concilium”. Este Documento propôs uma reforma na qual a liturgia ficou mais participativa e envolvente. A participação ativa dos fiéis na ação liturgia foi o grande objetivo da reforma litúrgica.

A reforma já tem 50 anos, mas demorou chegar ao Brasil e nas comunidades. Isso se deve por um lado à resistência de muitos padres à mudança e, por outro lado, o povo estava muito acomodado a nada fazer na liturgia. O sacerdote celebrante tornara-se o dono da liturgia, enquanto o povo havia se acostumado a assistir passivamente às celebrações. Quem não entendia o latim, acabava por rezar o terço.

É na liturgia que a gente renova a fé e encontra força para a missão, pois nela se encontra a presença mais forte de Deus. Na cabeça do nosso povo está a mentalidade errada de que quem celebra é só o padre. Ainda hoje, às vezes ouvimos no comentário inicial: “Vamos receber o celebrante”.  Todo o povo celebra! Pelo batismo somos um povo sacerdotal.

Com a reforma, cada povo celebra na sua língua. Faz comentários, preces, leituras, cânticos, etc. No campo de futebol, um jogador desanimado cansa todo o time. Na liturgia, um cristão desanimado contagia todo o povo. Por outro lado, um cristão animado e participativo ajuda todo o povo a rezar na liturgia. A igreja é chamada a ser mais participativa e ministerial.

Que possamos valorizar muito nossas celebrações litúrgicas com toda sua riqueza. Participemos ativamente das celebrações, fazendo da Liturgia, principalmente da liturgia Eucarística, o ponto alto da vida de nossos grupos e comunidades. “A liturgia é o cume para onde se dirige toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte onde brota a sua força” (SC10).
(Fonte: roteiro de reflexão de junho de 2013

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2013

" No coração jovem de vocês, existe o desejo de construir um mundo melhor."  
Papa Francisco

Anualmente, no último domingo de outubro celebra-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Neste ano de 2013, devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a data será comemorada na Arquidiocese de Mariana no dia 03 de novembro, em nível regional. Em nossa Região Leste a comemoração será realizada na cidade de São Pedro dos Ferros - Forania de Abre Campo.
DNJ é tempo de mudança, de rever nossa vida como jovem e como podemos melhorá-la diante da sociedade, assumindo alguma causa. Há muitas iniciativas na sociedade que são valiosas e seria bom apoiá-las. Com essas iniciativas, esperamos assumir a condição de jovens que anunciam a outros jovens a boa notícia que Deus nos confiou, para ser entregue a todos e todas.
O tema deste ano é “Juventude e Missão” e o lema “Jovem: levante-se, seja fermento”. O DNJ 2013 quer propor um caminho missionário para os jovens da igreja do Brasil. O profeta Jeremias inspirado por Deus, nos motiva com essas palavras tão originais, atuais, revolucionárias e transformadoras...
"Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que Eu mandar. Não tenha medo! (Jr 1,17)"
O DNJ deste ano é especial. Com a realização, em julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil e devido à Campanha da Fraternidade 2013 ter como tema “Juventude e Fraternidade”, ele acontece com a missão de reafirmar essa relação próxima entre os jovens e a Igreja.
Por isso vem, entra na roda com a gente também,

você é muito importante vem! ♫

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Baixar a conta de luz é um desafio do Povo Mineiro

Plebiscito pela redução na conta de luz articula 
vários movimentos sociais do campo e da cidade em Minas Gerais
Em Ponte Nova, no Centro de Pastoral da Paróquia São Pedro, aconteceu no último sábado (5), o Seminário Regional em Preparação para o Plebiscito Popular pela Redução da Tarifa Energia, que abre o debate sobre o preço do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e da tarifa de luz, que em Minas é uma das mais caras do país. Participaram da atividade mais de 40 lideranças vindas de 12 municípios da região Zona da Mata Norte.
O Plebiscito está sendo construído por movimentos sociais do campo e da cidade em todo o Estado. Na abertura do Seminário, Gilmar Pinto do Sindieletro e Pablo Andrade do Movimento dos Atingidos por Barragens, fizeram conjuntamente com os participantes, a análise do momento que estamos vivendo e das mudanças que vêm sendo feitas no setor elétrico, que excluem trabalhadores e consumidores dos benefícios garantidos pela constituição.
A população tem demonstrado muito interesse em realizar o Plebiscito. As pessoas estão sentido o peso da conta de energia no bolso. Percebemos isso na panfletagem realizada na Praça de Palmeiras.
Uma das pessoas que recebeu o panfleto disse: “Nós consumidores temos que nos envolver, votar e exigir diminuição na conta de luz”. O Plebiscito acontece nos dia 19 a 27 de outubro de 2013 em todo o estado. As urnas estarão em diversos pontos como praças, igrejas, sindicatos e escolas da maioria das cidades de Minas. Não deixe de participar!
 
O preço da luz é um roubo e tira o sustento do povo!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Reformas e Construções

Desde o início de setembro foi retomado o projeto de construção e acabamento da capela Santo Expedito, na Comunidade Central que, há alguns anos vinha sendo realizado através da colaboração e esforço das pessoas da comunidade. As obras estão a todo vapor e queremos contar com você para a concretização de mais este sonho comunitário.   

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Animação Bíblica a partir dos Grupos de Reflexão


A XX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2012, definiu, dentre suas prioridades, o investimento nos Grupos de Reflexão, com o objetivo de torná-los um elemento central de estudo, oração, partilha e organização de nossas comunidades.
Animação Bíblica, a partir dos Grupos de Reflexão, é uma prioridade Arquidiocesana, portanto, deve ser abraçada por todos nós. Não é uma sugestão, mas uma necessidade e exigência evangelizadora da nossa Arquidiocese.
Os Grupos de Reflexão são um lugar privilegiado de acolhimento aos afastados, convivência fraterna, formação e centro irradiador da evangelização. São verdadeiros canteiros onde brota as sementes da vida de nossas comunidades.
Cabe aos coordenadores dos Grupos de Reflexão, juntamente com os Conselhos Paroquial e Comunitários de Pastoral, incentivar os agentes de pastorais a participarem ativamente dos grupos, incentivar e fortalecer os grupos já existentes nas comunidades, despertar novos grupos e incentivar a formação de grupos naquelas comunidades que ainda não tem o costume de se reunir para refletir e vivenciar a Palavra de Deus.
Em nossa paróquia, decidimos em reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, que, a partir de 2014, todos os Grupos de Reflexão, em todas as comunidades, se reunirão nas SEGUNDAS-FEIRAS, facilitando assim a participação de todos.
SEGUNDA-FEIRA, EM NOSSA PARÓQUIA, É DIA DE GRUPOS DE REFLEXÃO.


(Pe. Luiz Carlos Ferreira)  

terça-feira, 15 de outubro de 2013

COMUNIDADES FESTEJAM SÃO JUDAS TADEU

 
A festa do padroeiro é sempre uma nova oportunidade de realizar um encontro vivo com a espiritualidade e os seus ensinamentos. É uma nova inspiração para buscar forças para nossa caminhada de fé.
Os festejos externos favorecem a vida em fraternidade, mas não podem esgotar as exigências de ordem espiritual.
As comunidades Fazenda da Serra e Rio Acima, mais uma vez celebram com fé e piedade, as festividades em honra a São Judas Tadeu. Sua presença, de sua família amigos e devotos, com certeza darão mais brilho e fará das festas um verdadeiro hino de agradecimento e fé.

Confira as programações:


Comunidade Fazenda da Serra
17 a 26 de Outubro

Dia 17 – Quinta Feira – 19:00hs
Participação: Grupos de Reflexão da comunidade

Dia 18 – Sexta Feira – 19:00hs
Participação: Comunidades Vau Açu e Boquinha

Dia 19 – Sábado – 19:00hs
Participação: Pastoral da Juventude

Dia 20 – Domingo – 19:00hs
Participação: Comunidade do Amoras

Dia 21 – Segunda Feira – 19:00hs
Participação: Oratórios

Dia 22 – Terça Feira – 19:00hs
Participação: Comunidades Copacabana e Esplanada

Dia 23 – Quarta Feira – 19:00hs
Participação: Comunidades Santa Helena e Dioguinho

Dia 24 – Quinta Feira – 19:00hs
Participação: Comunidades São Pedro e Cidade Nova

Dia 25– Sexta Feira – 19:00hs
Participação: Comunidades Sesmaria e Massangano

Dia 26 - Festa de São Judas Tadeu
Procissão às 15:30, em seguida Celebração Eucarística.

“ Ide e fazei discípulos entre todas as nações.’’
 

Comunidade Rio Acima
18 a 26 de Outubro
 
Dia 18 - Sexta Feira - 18:30
Tema: "Como é bom, ó Senhor, vossa bondade."

Dia 19 - Sábado - 18:30
Tema: " Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor, aquele que me segue não anda nas trevas."

Dia 20 - Domingo - 18:30
Tema: " A Palavra de Deus é luz e orientação."

Dia 21 - Segunda Feira - 18:30
Tema: " Deus tende misericórdia de vossos filhos."

Dia 22 - Terça Feira - 18:30
Tema: "Vossa Palavra é verdade."

Dia 23 - Quarta Feira - 18:30
Tema: "Deus conduz sua Igreja pelo caminho da salvação."

Dia 24 - Quinta Feira - 18:30
Tema: "Bíblia: Palavra de Deus a ser seguida."

Dia 25 - Sexta Feira - 18:30
Tema: "Ide e anunciai a Boa Nova"

Dia 26 - Sábado - 18:30
Procissão saindo da casa da senhora Aparecida da Silva Tomé.
Tema: " O Senhor é meu Pastor e nada me faltará."

Dia 27 - Festa de São Judas Tadeu
15:00 - Celebração Eucarística