terça-feira, 1 de julho de 2014

DIRIGENTES E COORDENADORES DE GRUPOS DE REFLEXÃO PARTICIPAM DE ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Cumprindo o compromisso de fortalecer os Grupos de Reflexão na comunidade paroquial, na noite da última segunda-feira (30/06), cerca de 50 coordenadores e dirigentes dos “GR” participaram de encontro de formação que foi assessorado por Ivanete Félix, coordenadora da Dimensão Missionária da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Viçosa, que logo de início destacou que para ser animador de Grupo de Reflexão é preciso ter o desejo de se sentir mais próximo de Deus.

Durante o encontro, Ivanete lembrou a importância de conhecer e colocar em prática o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, que propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia, ressaltando que o Grupo de Reflexão é uma resposta ao apelo de ir ao encontro do outro.

Os participantes puderam refletir sobre dois textos bíblicos, sendo eles: João, capítulo 6, versículos 63 a 69 e Evangelho de Lucas, capítulo 24, versículos 33 a 35.

Iluminados pela Palavra de Deus, os dirigentes e coordenadores dos Grupos, puderam ainda, refletir sobre a Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, escrita pelo Papa Francisco, na qual a assessora destacou quatro pontos essenciais para a caminhada dos Grupos de Reflexão na Paróquia: o encontro pessoal com Jesus; o prazer de ser povo de Deus; o crer na Ressurreição e a força missionária da intercessão.

No fim do encontro, todos os participantes receberam algumas orientações de como fortalecer e proceder nos Grupos de Reflexão.

Missão do animador:

Ø  Acreditar na importância do Grupo de Reflexão.
Ø  Não ser o “pregador”, senão vira ”coveiro’ do Grupo de Reflexão.
Ø  Valorizar a fala de cada um (Grupo de Reflexão é espaço de participação).
Ø  Acolher os participantes.
Ø  Ter atenção aos faltosos.
Ø  Motivar a todos a levarem a Bíblia.

Dicas para os Grupos de Reflexão:
Ø  Ter zelo pela leitura.
Ø  Silêncio para meditação após a leitura.
Ø  Valorizar o gesto concreto (importante fazer memória na reunião seguinte).
Ø  Refletir em cima da realidade (como a falta de amor se expressa em nosso meio).
Ø  Grupo de Reflexão tem que ser missionário.
Ø  CCP tem que participar dos plenários do Grupo de Reflexão para ouvir a comunidade.

Confira mais fotos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário